Boa Noite! Sejam bem vindos ao nosso culto. Hoje a nossa devoção tem como tema: Milagre Econômico e está baseada no evangelho de Lucas 5.5 que diz: “Simão respondeu: – Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer”
Como muitas vezes na vida, Jesus chega quando a situação está complicada. Na praia do lago da Galileia, uma multidão apertava Jesus para escutá-lo melhor. Um pouco mais adiante, pescadores cansados e desanimados limpavam as redes depois de uma noite de muito trabalho e sem peixes. Para Pedro, Tiago e João a pesca era profissão, e não uma diversão. Isso significava um dia de espera e preparação, até a próxima noite quando saíssem de volta para o lago. Dia longo, dia sem comida para a família, dia de preocupação.
Jesus, mesmo sabendo da frustração de Pedro, não paga suas contas nem faz chover peixes do céu, mas pede seu barco emprestado para que sirva como palco. Seguiu ensinando e Pedro, enquanto lavava as redes, escutava. Ao terminar, sugeriu que levassem o barco a um lugar mais profundo para que voltassem a pescar.
Jesus podia ensinar muito bem, mas na cabeça de Pedro ele não sabia nada de pesca no lago da Galileia. Conforme o evangelista Lucas, no capítulo 5, versículo 5, Pedro respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer”. Mesmo contra a experiência e a lógica, ele atende ao pedido de Jesus.
O resultado quase se transforma em tragédia, de tão positivo que foi. Redes arrebentando de tantos peixes, barcos quase afundando pelo peso e os quatro experientes pescadores admirados pelo milagre diante dos seus olhos. E Pedro, como porta-voz do grupo, confessa: “Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador” (Lc 5.8).
Jesus resolveu a situação econômica de Pedro e de seus colegas com um milagre, mas principalmente lhes deu uma nova vida e uma nova vocação: “pescar gente”, anunciar a sua mensagem. Jesus nos dá o perdão dos pecados e da nossa fraqueza de fé. Ele nos mostra o seu grande amor, nos sustenta e nos aceita como somos, por sua graça.
Oremos: Jesus, com tua ação no lago da Galileia mudaste muita coisa na vida de Pedro, mostrando-lhe o sustento para sua família, sua futura profissão e tocando o seu coração. Continua trabalhando na vida de todos nós, segundo a tua vontade sempre nos motivando a colocarmos em prática a tua missão de pescar gente. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário